11º K - "Deslumbramentos"

                                                                                                     

57ª aula - 18 de Fevereiro de 2008

Ouvia-se o vizinho a roer nova dose de tremoços. […] A locomotiva do café chiava, exausta. Pelo mármore do balcão, escorria a espuma que transbordava dos copos de cerveja, rasados por mão afeita.

- Falaste do fim da guerra? – sibilou o pai. – Ainda vem longe, sabes? A tua imaginaçãozinha de trazer-por-casa faz-te acreditar na fábula para imbecis de que o Hitler está derrotado, não? Bem te enganas. Tão certo como eu estar vivo.

- Não, pai! Não se trata disso! Eu disse «quando a guerra acabar», acabe ela quando acabar.

- A guerra? Não acaba tão cedo, rapaz! Isso é história de ceguinhos! Cantam-na pelas ruas, trá-la-ri, trá-la-rá, mas está para dar e durar.

- Mas, pai, eu quero é saber se, quando ela acabar, o pai me autoriza a…

- Sim, sim! Queres então ir lá para fora, não é isso?

- Foi esse teu amigo que te meteu a coisa na cabeça?

- Não, pai. Ele só me trouxe de Lisboa os preços eventuais duma estada neste ou naquele país. Para eu escolher. Trouxe-me também programas e cursos. As estimativas são razoáveis. Pouco mais do que gasto em Coimbra.

- E que irias tu fazer?

- Pensei em ir para uma escola têxtil. Não gosto de Ciências… É tão frio!

- Não gostas de nada! Porque havias de gostar de Ciências? E porque hás-de gostar dessa coisa do Têxtil? Falta-te qualquer coisa lá por dentro, és oco, não gostas de nada.

- Gosto, pai. Acredite que sim. Eu gostaria tanto de ir lá para fora! A indústria têxtil vai ter uma enorme saída. Falei com um tipo do ramo, lá da Covilhã. Entusiasmou-me imenso. Depois da guerra… será um trunfo.

Fernanda Botelho, in A Gata e a Fábula

I

1. Situar no tempo e no espaço o diálogo transcrito. Justificar com o texto.

2. Que plano tem o filho? Que motivos o levaram a conceber tal plano?

3. Qual o estado de espírito do jovem?

4. Como reage o pai, ao ouvi-lo expor esses planos?

5. Que opinião tem o pai acerca do próprio filho?

6. Que tipo de relação entre pai e filho nos deixa o diálogo entrever?


II

Explicar por palavras próprias o sentido de:

1. isso é história de ceguinhos

2. está para dar e durar

3. ir lá para fora

4. É tão frio

5. vai ter uma enorme saída

6. será um trunfo

III

preposições

Completar as frases seguintes, inserindo as preposições adequadas, se necessário contraindo-as com o determinante artigo.

1. Eles emigraram ________ o Brasil ________ em 1961, ali continuando ________ ser agricultores, como ________ sua terra.

2. ________ que motivo é que a irmã ________ Joana não foi hoje ________ a escola?

3. ________ há três anos ________ cá, já trabalhou ________ cinco empresas diferentes, uma ________ quais ________ Marrocos.

IV

substantivo-adjectivo-verbo

Exemplos:

dia – diário/diurno – adiar

estímulo – estimulante – estimular

sorriso – sorridente – sorrir

1. favor _____________ _____________

2. _____________ juvenil _____________

3. _____________ mole _____________

4. _____________ _____________ alarmar

V

Em 15/20 linhas, dar conta das reflexões já feitas sobre o futuro percurso académico.

Eu pensei em ir para…


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